Alumínio
Corrimão
Escadas
Estruturas Metálicas
Grades
Guarda-Corpo
Janelas
Mezanino
Pantográficas
Portas
Portões
Fachadas
Automatização
Manutenção e Reformas
Seu Nome: 
Seu E-Mail: 
SMS: DDD + Celular
-
Estado Onde Mora:
Cidade Onde Mora:
:: NOTÍCIAS
[26/2/2009 0:24:58]
ESTRUTURAS METÁLICAS: ECONOMIA E SEGURANÇA NA MONTAGEM DAS MINERADORAS

As estruturas metálicas são usadas na indústria de mineração para suportar os grandes equipamentos do processo (britadores moinhos, peneiras, misturadores, entre outros), que normalmente são de peso elevado e trabalham interligados processando o minério.

As empresas projetistas, especializadas em mineração, juntamente com a engenharia da empresa mineradora definem a planta do processo. Tudo se inicia com o estudo de viabilidade. Projetista e mineradora, em função da lavra, iniciam os arranjos de planta a ser instalada. Este estudo de viabilidade passa por várias fases até chegar a condição de ser submetido a aprovação dos acionistas. Os projetos levados a aprovação do “Board” já estão com os arranjos básicos definidos, bem como o custo do investimento e seu respectivo retorno aos acionistas. Nesta fase, não se detalha o projeto, mas aprofunda-se a um grau de certeza da execução com o valor do empreendimento. Muitos projetos são inviabilizados ao longo dos estudos. Estatisticamente, a cada quatro estudos de viabilidade, um é implantado.

Uma vez aprovado, o projeto entra em execução. O prazo para a execução do empreendimento torna-se peça muito importante no jogo. O projeto foi aprovado com vistas a uma demanda do minério em questão que, com certeza, já está em evidência no mercado. Para aquele investimento e aquela meta de produção pretendida, a operação da planta tem data marcada para iniciar. As engenharias das empresas projetistas, mineradoras e fornecedoras dos equipamentos afinam a solução do estudo aprovado.

Só após a definição de todos os arranjos e dos equipamentos mais importantes, passa-se então para a definição do projeto da estrutura metálica. Paralelamente, a mineradora parte para a contratação da terraplanagem, obras civis e também do fornecedor das estruturas metálicas.

O prazo está correndo! As equipes atentas ao orçamento desenvolvem os projetos. Nesta fase, muitas vezes, o fornecedor das estruturas metálicas não tem volume suficiente de projeto para iniciar o detalhamento e a fabricação das estruturas.

Só após a compatibilização dos equipamentos com as estruturas metálicas é que os projetos são liberados definitivamente para o fabricante.

O canteiro de obras que fora iniciado está com a terraplanagem concluída e as fundações dos prédios em andamento. Agora, as estruturas metálicas têm data marcada para chegar.

A estrutura torna-se, nesta fase, o caminho crítico do cronograma de obras. Sobre ela apoiará os equipamentos industriais, bem como seus acessórios, complementos e a instrumentação para operar a planta.

 

Segurança no trabalho

A segurança no trabalho ganhou, nos últimos tempos, importância muito grande nos canteiros das mineradoras. As estruturas metálicas são totalmente parafusadas, garantindo economia nos prazos e custos, bem como a qualidade da obra e a segurança do pessoal na montagem.

Os prazos e os custos têm que ser obedecidos, mas nunca atropelando as normas de medicina, higiene e segurança.

 

 
 
<< VOLTAR <<

  © Seralheria Objetivo 2009 - Todos os direitos reservados Powered by GTRCMS